Encontro de Folias de Reis celebra a arte popular e tradição

A Casa do Violeiros da cidade de Osasco abrigou no início do mês de dezembro, o 6º Encontro de Folias de Reis.

Na oportunidade, se reuniu as folias “Belo Sol de Santa Maria”, que há 30 anos celebra suas jornadas, além da folia de reis “Véu de Maria” e “Folia de Todos os Santos”.

O encontro foi marcado por uma emocionante celebração, assistida pela comunidade e por apaixonados por folia, vindos de toda a região Oeste da Grande São Paulo.

Cada uma das folias, ao longo de todo o mês de dezembro, leva sua música, dança e profissão de fé aos lares e instituições. O encerramento acontece no dia 6 de janeiro, ocasião em que é celebrado o Dia de Santo Reis.

No Brasil, a festa é celebrada em diversas regiões do país. Os estados onde essa tradição está mais presente são: Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás.

A origem da Folia de reis está associada a uma tradição cristã de origem portuguesa e espanhola, que provavelmente foi trazida para o Brasil no século XIX.

A Folia de reis é celebrada na religião católica com o intuito de comemorar a visita dos três Reis Magos (Gaspar, Melchior – ou Belchior- e Baltazar) ao menino Jesus.

A celebração dura 12 dias e vai desde 24 de dezembro (véspera do nascimento de Jesus) até o dia 6 de janeiro, data na qual os Reis Magos chegam a Belém.

No momento em que os Reis Magos avistaram no céu a Estrela de Belém, eles foram ao encontro de Jesus e levaram incenso, ouro e mirra para presenteá-lo.

Por trás dos presentes levados havia uma simbologia:

  • Ouro: representava a realeza
  • Incenso: representava a divindade ou a fé
  • Mirra: representava a imortalidade