Contagem regressiva para a Flip 2024

Um dos principais festivais literários do país, a 22ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) acontece entre os dias 09 a 13 de outubro de 2024  na cidade de Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro. As equipes da organização do evento estão a todo vapor, finalizando as estruturas que acolherão público, profissionais da área e autores convidados durante cinco dias de intensa programação.

A abertura da Flip 2024 acontece no dia 09 de outubro, às 19h30, com a realização de uma mesa em formato de conferência com o professor e historiador Luiz Antonio Simas. Sob o tema “As ruas têm alma: João do Rio, o convidado do sereno”, uma breve aula sobre o autor homenageado nesta edição apresenta uma “atualização do legado de João do Rio como chave para entender a contradição em que somos fundados”.

A Flip 2024 conta com 57 autores confirmados, nacionais e internacionais, que participarão de mesas literárias, lançamentos de livros e interações com o público. Durante a programação, escritores estrangeiros como Atef Abu Saif (Palestina), Mark Coeckelbergh (Bélgica), Édouard Louis (França), Arelis Uribe (Chile), Ilaria Gaspari (Itália), Danny Caine (EUA), Flora Thomson-DeVeaux (EUA), Robert Jones Jr. (EUA), Léonora Miano (Camarões) e Mohamed Mbougar Sarr (Senegal) se unem a autores brasileiros como Jeferson Tenório, Micheliny Verunschk, Felipe Neto, Patrícia Campos Mello, Carla Madeira, Stela Nesrine, Geni Nuñez, Cacique Raoni Metuktire e Pablo Casella, entre outros nomes, destacando a diversidade de temas e a pluralidade de ideias desta edição.

Os ingressos para assistir à abertura do evento e às mesas literárias de forma presencial, no Auditório da Matriz, já estão esgotados – porém, a organização do evento fará transmissões gratuitas ao vivo, no Auditório da Praça, no canal Youtube da Flip e no canal Arte 1. Ainda há ingressos disponíveis para assistir a algumas mesas e à mesa extra de domingo (13/10), no Auditório da Matriz, presencialmente, através do link www.flip.org.br/ingressos.

AUTOR HOMENAGEADO

Com curadoria literária de Ana Lima Cecílio, que atua há mais de 20 anos no mercado editorial brasileiro, a Flip 2024 presta homenagem ao escritor João do Rio, pseudônimo mais famoso do jornalista, cronista, contista e teatrólogo Paulo Barreto. Reconhecido como um dos autores mais importantes do início do século XX no Rio de Janeiro, o autor homenageado desta edição trabalhou a vida toda em jornais e revistas e criou um estilo de texto híbrido, transitando entre a literatura e a reportagem, a ficção e a realidade. “João do Rio não separou jornalismo de literatura. Sua busca por transformar o ofício em grande arte é um convite a pensarmos no fazer literário em seu campo expandido”, diz Mauro Munhoz, diretor artístico da Flip.

“Muito se diz que a crônica, como ela se deu no Brasil, é um gênero totalmente brasileiro. Vem um pouco da tradição do ensaio, claro, mas aqui ganhou pitadas de humor, de observação sagaz. João do Rio, como um dos pioneiros, foi além: registrou a história de uma cidade que se transformava, e não é exagero dizer que ele fez uma etnografia no início do século”, conta a curadora Ana Lima. “João do Rio era e continua sendo uma figura contraditória (…). Mas, ainda que tenha morrido famoso -– seu enterro arrastou multidões –, permaneceu quase esquecido por mais de um século. A homenagem da Flip quer destacar essas contradições, justamente por ajudarem a explicar o Brasil”, completa.

CINEMA DA PRAÇA

Além dos painéis literários com autores convidados, a parceria Flip + Cinema da Praça segue forte em mais uma edição. O cinema, um equipamento público instalado na Praça da Matriz de Paraty, exibirá uma programação diária gratuita, selecionada especialmente para a edição 2024. A curadoria é uma colaboração entre Flip, Cinemateca Brasileira e Cinema na Praça, e apresenta produções recentes inspiradas em obras literárias brasileiras.

Haverá sessões de filmes como “A paixão segundo G.H.”, adaptação da obra homônima de Clarice Lispector, com direção de Luiz Fernando Carvalho, “Grande Sertão”, com direção de Guel Arraes e baseado no romance “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa, entre outros. Também será apresentado um documentário recém-lançado sobre a vida de Antonio Candido (“O avô na sala de estar: a prosa leve de Antonio Candido”). A programação está disponível no site oficial da Flip e os ingressos podem ser retirados uma hora antes do início das sessões, na bilheteria do Cinema da Praça.

* Confira a programação completa da Flip 2024 no site: www.flip.org.br

Por: Karina Goda

Fotos: Divlugação