Museu das Ilusões, maior acervo de ilusão ótica do mundo, reinaugura em São Paulo

A atração, localizada dentro do Shopping Eldorado, traz novas atrações e espaços repaginados

O Museu das Ilusões, maior acervo de ilusão ótica do mundo, reinaugura em São Paulo, no Shopping Eldorado, com novas atrações e totalmente repaginado. O estudo das ilusões óticas traz um paradigma para nossa existência: O que pensamos que estamos vendo, muitas vezes não é: a verdade! Por explicar como isso acontece na prática, a exposição que abriu na capital paulista em 2020, ainda na época da pandemia e com diversas restrições, é sucesso de público.

O período de carnaval, quando o Brasil esteve focado numa das maiores festas brasileiras, o museu fechou temporariamente para manutenção. “Toda instalação elétrica foi substituída, a iluminação revisada e alterada, os aparelhos de ar condicionado trocados por modelos novos, paredes pintadas e piso novo. Aproveitamos o período para deixar tudo melhor para atender nosso público e renovarmos o acervo, depois de tanto tempo em São Paulo. O layout das salas foram alterados e os cenários, renovados. O paulistano merecia essa nova temporada”, explica o diretor executivo do Museu das Ilusões, Paulo Zimmermann.

Da estreia em São Paulo para cá, o acervo triplicou, e em fevereiro, recebeu novas peças e novo layout e repaginação, como o quarto invertido que agora virou a cozinha invertida, uma das atrações mais procuradas do Museu. E o Chipanzé, logo na entrada, para receber os visitantes, com seus olhos hipnotizantes.

Programação perfeita para lazer e diversão em família, o Museu das Ilusões foi uma das revelações no ano passado do Prêmio Mauricio de Sousa, que tem o propósito de destacar projetos no setor e é considerado o “Oscar do Entretenimento do Brasil”. O projeto foi contemplado com Prata em Inovação, na premiação que ocorreu em novembro, em Orlando/FL – EUA.

“Ter o Museu das Ilusões no Shopping Eldorado para mais uma temporada faz parte do nosso objetivo em continuar proporcionando entretenimento e educação para os nossos clientes, e tê-los como parceiro nesta jornada faz toda diferença. Em 2024, o Shopping se prepara para receber atracões inéditas e exclusivas, que vai agradar o público em geral”, revela Lilian Piva, gerente de marketing do Shopping Eldorado.

Instalado em um espaço amplo, de aproximadamente 1.300 m², a exposição está distribuída em 12 ambientes, somando mais de 100 atrações, com experiências divertidas e de ilusão de ótica, que irão brincar com o cérebro e com a razão. Entre as novidades, o Cubo Mágico e a peça Hashtag, uma sala com painéis 3D – que parecem colocar a pessoa na cena, dezenas de quadros cinéticos – aqueles que parecem se mexer provocando micro movimentos oculares, e as peças em homenagem ao Chacrinha e a Carmem Miranda.

Outra novidade é o Efeito Monga. Uma peça, onde duas pessoas sentam-se, uma de cada lado, e conforme a luz é alterada, misturam-se os dois rostos. Intrigante, não é?! Conhecido dos parques de diversão, esse efeito era o que fazia a transformação de uma pessoa em um gorila. Com a variação da intensidade luminosa de um lado, do outro irá ocorrer ora a reflexão da luz, ora a refração.

A instalação “Pezão do Gigante” também ganhou novo cenário. Construído pelo artista brasileiro Ulysses Novo, especialmente para a exposição, o gigante ogro parece entrar no evento pelo teto. A ideia surgiu de uma conversa animada entre o Diretor Executivo, Paulo Zimmermann, com a equipe de produção e cenografia e o artista. A instalação é um grande sucesso com os visitantes que adoram a brincadeira e o ineditismo da peça. Cada pé possui aproximadamente 2,70m de comprimento e as pernas 3,50m de altura, do chão até o teto.

A ilusão de ótica é um fenômeno que envolve tanto a biologia dos olhos e cérebro, quanto à física da luz, responsável por possibilitar como enxergamos o mundo em nossa volta, misturando conceitos da arte, que passam por profundidade, contraste, ângulos e distância, entre outros.

Sabe aquela situação que causa na gente uma chacoalhada no cérebro para ver se realmente temos certeza do que vemos?! Essa é uma das sensações que o Museu das Ilusões provoca, além de muitos risos e desafios as nossas certezas. Programação excelente para fazer em família, podendo unir as três gerações, já que as avós adoram a experiência também.

Inspirado nos principais museus de ciências e de ilusão de ótica do mundo, museus com temática similar são o maior sucesso na Europa e EUA. Inaugurado em 2019, o Museu das Ilusões brasileiro se tornou o maior acervo do mundo em ilusão ótica, reunindo peças clássicas do universo das ilusões, conhecidas mundialmente, e outras que foram criadas para o museu por artistas brasileiros.

O Museu das Ilusões, que é itinerante, já passou por 14 cidades brasileiras: Campinas, Ribeirão Preto, Mogi das Cruzes, Balneário Camboriú, São Paulo, São Luís do Maranhão, Fortaleza, Salvador, Campo Grande, São José dos Campos, Curitiba, Rio de Janeiro, Belém e Foz do Iguaçu. Mas permanece em São Paulo desde o lançamento na capital, com total sucesso de público.

Uma das explicações de tanto sucesso, é que o museu reúne diversão e conhecimento sobre ilusões visuais, que intrigam o público e a lógica, capaz de entreter os visitantes de forma interativa. Além de espaços instagramáveis, como os painéis 3D, que permitem fotos e filmagens de situações que parecem impossíveis.

A exposição é antes de tudo um passeio divertido pela ciência para brincar com a mente. A curadoria do Museu das Ilusões é do físico e professor Julio Abdalla, também curador da maior exposição científica itinerante do Brasil, a ExperCiência, e o projeto tem consultoria e desenvolvimento de Paulo Zimmermann, especialista em projetos de entretenimento e de ideias criativas para eventos em shoppings.