Flip será celebrada de 09 a 13 de outubro

Em sua 22ª edição, a festa vai ocupar os espaços públicos da cidade de Paraty com cultura, arte, educação, debates e pluralidade de visões em uma programação diversa que impulsiona mecanismos de troca entre aqueles que transitam e os que vivem no território.

“Excepcionalmente, devido aos efeitos da pandemia, realizamos duas edições em novembro. Nesta edição, antecipamos para outubro para facilitar essa transição e trazer a festa novamente para julho em 2025, período que é o DNA da Flip e o desejo do nosso público “, diz Mauro Munhoz, diretor artístico da Festa.
O período para o qual a Festa está marcada coincide com a semana de recesso, chamada de semana do”saco cheio”, adotada por algumas instituições de ensino pelo Brasil, o que viabiliza uma maior participação de professores e estudantes, público importante para a Flip.
“Estudamos com muito cuidado algumas possibilidades de datas entre setembro e outubro e, após uma série de articulações – a Flip é uma instituição que dialoga com diversos setores da sociedade – chegamos à data de 09 a 13 de outubro que respeita, sobretudo, o calendário da cidade com suas festas tradicionais.”, complementa Munhoz.

Curadoria

Ana Lima Cecilio é a curadora de 2024. Com mais de 20 anos de trabalho no universo editorial, tendo atuado em diversas áreas, como edição, clubes do livro e curadoria literária, Ana Lima traz na bagagem uma vasta experiência que visa um olhar atento e direto ao público leitor – o que as pessoas andam lendo, que autores e obras têm mobilizado encontros e discussões.