Sesc Pompéia é palco de encontro Negritudes

O Festival Negritudes Globo realizado nas dependências do charmoso Sesc Pompéia celebrou a presença de pessoas negras no audiovisual nacional.

Entre os convidados que conduziram o evento foram: a jornalista Maju Coutinho, a cantora Liniker, a escritora Conceição Evaristo e a judoca Bia Souza, medalhista nos Jogos Olimpícos de Paris-2024.

O evento, que ocorreu desta vez em São Paulo, contou com 12 paineis de debates que aprofundaram reflexões de assuntos como influência nas redes sociais, potencial consumidor da população negra, moda, estética, jornalismo e cultura.

No palco Afrofuturo, por exemplo, aconteceu o show do cantor de samba e pagode Salgadinho ao lado dos artistas Péricles e Marvvila. Ainda terá a apresentação de rap das irmãs Trasha&Tracie e a performance teatral da atriz Ana Flávia Cavalcanti com a peça “Conforto”.

O projeto interno Academia de Jornalismo da Globo também marcou presença no Festival deste ano com uma oficina para 30 estudantes universitários da Educafro. Eles foram selecionados para participarem de sessões de mentoria com as jornalistas Maju Coutinho, Flavia Oliveira, Mariana Aldano e Marcio Bonfim. Essa ação da emissora são encontros de capacitação e treinamento que ocorre somente entre jornalistas da TV Globo.

“Tivemos um crescimento exponencial do Festival desde o nascimento do projeto. Começamos com um evento fechado em 2022; ano passado abrimos ao público e recebemos 2 mil pessoas em São Paulo. Esse ano, vimos a necessidade de expandir para outras cidades e tivemos as edições no Rio de Janeiro e em Salvador, totalizando mais de 3 mil pessoas impactadas. Agora estamos encerrando essa temporada 2024 em um espaço maior na capital paulista, com mais conteúdo, com shows, com pessoas que fazem a diferença para a pauta e não poderíamos estar mais felizes com esse crescimento”, explica Ronald Pessanha, líder do Negritudes Globo.

Por: Suseli Honório

Fotos: Leandro Clemente