Livro conta a história do povo brasileiro no livro “Machinhas de Carnaval”

O diretor artístico, cantor e compositor,  Ümanto, lançou no final do mês de julho, o livro “Marchinha de Carnaval – 125 Anos – Vol.1”.

O livro é resultado de pesquisa pessoal do cantor, compositor, músico, produtor e coordenador pedagógico do Ponto de Cultura Música Inclusive, ÜMANTO, alcunha artística de Marcos Antonio.


Como puxador do Bloco de Carnaval Pitbull Banguela que desde 2011 desfila na cidade de São Paulo, o artista foi pego de surpresa ao ir pesquisar sobre o gênero para montar o repertório de 2017, que homenageou a Marchinha, e constatar que não havia uma única publicação que fosse dedicada exclusivamente à ela. Desde então, seguiu a pesquisar e a escrever.

A obra traz um recorte histórico do século XVI ao ano de 1940.
Nela descobrimos sua origem, quando nasceu e quem eram as/os principais intérpretes.
Além disso, é apresentado aos leitores como se deu a evolução na maneira de escutar, executar e veicular músicas nestes períodos.
Passamos pela história da pré-Marchinha, Brasil Colônia, Império e desembarcamos em seu nascimento, paralelo à chegada da República.

Para escrever o primeiro livro da literatura brasileira dedicado exclusivamente ao gênero, foram pesquisadas, escutadas e catalogadas mais de 1.500 canções, aproximadamente 100 citadas e destas, 25 transcritas em partituras com tons e introduções das gravações originais.

Uma verdadeira viagem no tempo na qual nossa companhia é a Marcha Carnavalesca.